quinta-feira, 18 de setembro de 2008

LIVRO DAS REPÚBLICAS: ANEXO: ALGUNS FATOS MARCANTES DA REPÚBLICA AQUARIUS


ALGUNS FATOS MARCANTES DA REPÚBLICA AQUARIUS
República Aquarius


Como nos conta o ex-aluno Join, os aquarianos sempre foram irreverentes e efervescentes nas suas atuações. Um exemplo foi a composição de um hino, escrito após a prisão, em 31 de Março de 1977 – 13º Aniversário do Golpe Militar de 1964 –, de 10 aquarianos: 101, bronco, jararaca, perni, goiano, joe, join, kamofa, quaiada e mais um(???). O motivo da Prisão foi a perturbação da ordem pública, caracterizada pela seresta, com surdo e tarol para o novo delegado da cidade, que estava hospedado no Hotel Toffolo, e em seguida, para uma República de meninas da Escola de Farmácia, no Rosário. Na volta não deu outra: dois camburões aguardavam os seresteiros na ponte dos Contos. Foram presos todos os aquarianos, exceto, Carioca, por ser muito esperto. Foram presos, também, os instrumentos, que pertenciam à Ninho do Amor, porque ainda não tínhamos instrumentos. O período de Prisão foi de 2:00 h da madrugada ao meio-dia. Isto, porque o Delegado foi legal. Ele queria enquadrar o ato como manifestação contra a ditadura em pleno regime militar.
A soltura foi algo fantástico na cidade. Com um barulhaço de talheres e bandeijões no REMOP, em solidariedade aos manifestantes aquarianos contra a ditadura, esse fato permitiu, à Aquarius, o status de herói do movimento estudantil em Ouro Preto na época.
Este fato ocorreu numa Quarta-feira. No Sábado outros dez aquarianos foram presos na cidade de Belo Horizonte, onde estavam de passagem para Diamantina para uma excursão de Geologia. Em Belo Horizonte ocorria o Encontro da União Nacional dos Estudantes(UNE), com um forte controle do aparelho militar. Todos os estudantes que tinham o destino, para Belo Horizonte, mesmo em ônibus de carreira, eram detidos no posto da Polícia Rodoviária Federal. O hino composto é o seguinte, com letra de Paulo César de Cerqueira( PC – KAMOFA).

Somos os peixes lá da Rua Paraná,
Quando a gente chega
acaba com a tristeza,
bota o pau para quebrar

É Aquarius prá lá
E Aquarius prá cá,
É a Aquarius lá da Rua Paraná,

Somos os peixes lá da Rua Paraná,
Quando a gente chega
acaba com a tristeza,
bota o pau prá funcionar

É Aquarius prá lá
E Aquarius prá cá,
É a Aquarius lá da Rua Paraná.

Nenhum comentário: